domingo, 28 de novembro de 2010

Em Matinhas: A Festa continua





A Festa da laranja – Festival Nacional da Tangerina teve seu início no dia 26 em Matinhas – PB.
Matinhas, cidade localizada no brejo paraibano, distante 143 km da capital e apenas 23 km de Campina Grande, realiza um dos maiores eventos de todo Brasil.
Durante os três dias de realização do evento, milhares de turistas passam pelo Parque da Laranja.
O Parque da Laranja, um dos maiores parques de eventos do nordeste com 30.000m², recebe uma grande estrutura para realização do evento, que já está no calendário turístico da Paraíba.
Ontem foi dada a largada para mais três dias de alegria em Matinhas. Alegria pela colheita mais uma vez recorde de laranja e tangerina. Segundo dados do IBGE, a cidade paraibana é a maior produtora de laranja do estado e de tangerina do Nordeste.
“Nada disso estaria acontecendo se o Projeto de Sustentabilidade da Região através da Citricultura não obtivesse êxito na sua aplicabilidade”, disse o jovem gestor e idealizador do evento, Aragão Júnior.

O Técnico

A parte técnica do evento foi iniciada na tarde do dia 26 em um auditório climatizado montado no Parque da Laranja.
O Módulo Qualidade dos Frutos foi o tema abordado pelos palestrantes Helio Chimenti e Silvanda Silva, falando sobre o tratamento de frutos para consumo in natura e a relação entre o tamanho dos frutos, sua qualidade interna e valor no mercado.
Estandes com expositores de todo o Brasil também estão à disposição dos citricultores e de todos aqueles que querem saber um pouco mais da citricultura no Brasil e no mundo.
“Os parceiros técnicos atraídos pela prefeitura, são os que dão total apoio a parte técnica da nossa festa”, disse o prefeito Aragão Júnior que comemorava mais uma conquista para a citricultura da região, “a nossa cooperativa de citricultores fechou um grande negocio com a ajuda do BNDES e já adquiriu uma moderna packing house, que está vindo de Valencia, na Espanha”.

Os Shows

Sexta(26) também foi dado início a temporada de shows da Festa da Laranja – Festival Nacional da Tangerina.
Durante a tarde e noite dos dias do evento, uma Tenda Mix, tocando todos os ritmos está à disposição dos frequentadores do Parque da Laranja.
Outra tradicional atração é a Ilha de Forró, que apresenta durante os dias da festa o Forró Pé de Serra.
O palco gigante montado em uma área privilegiada do Parque da Laranja, conta com uma grande estrutura de som e luz.
Ontem passaram pelo palco principal as bandas: Forró da Querubina e Forró do Muído, que atraíram uma multidão ao parque de eventos em Matinhas.
“Hoje vamos continuar, trazendo: Ozôtros, Raniery Gomes, Jeito Sertanejo e a maior banda de pagode do Brasil, Raça Negra”, falou Aragão Júnior.

Governador Eleito no Evento

O prefeito Aragão Júnior, vereadores de Matinhas, Alagoa Nova e lideranças de toda região, receberam o governador eleito Ricardo Coutinho.
Ricardo que se mostra um entusiasta do APL (Arranjo Produtivo Local) desenvolvido em Matinhas, fez questão de ver de perto tudo aquilo que está sendo feito na terra da laranja.
Aragão Júnior que na mesma noite de ontem (26) recebia em sua residência o deputado estadual eleito pelo estado de Pernambuco Diogo Moraes (PSB), apresentou todo o Parque da Laranja ao governador eleito Ricardo Coutinho.
“Ricardo é a nossa esperança para que possamos contar com a ajuda do governo do estado para nossa citricultura, fato que foi interrompido na saída do governo do senador Cássio Cunha Lima”, e continuo o prefeito, “Rômulo Gouveia, hoje nosso vice-governador eleito, sempre esteve presente nas lutas e conquistas de Matinhas e de toda região, como deputado federal majoritário. Ele conhece bem a nossa realidade”.




Acesse: www.festadalaranja.com.br e no Twitter: www.twitter.com/festadalaranja

Nenhum comentário:

Postar um comentário