quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Em Esperança: Câmara realiza mais uma sessão Ordinária com a presença de todos os vereadores


Postando e atualizado: 10-09-14 às 14:54Hs


















A câmara de vereadores de Esperança no Agreste da Borborema realizou na noite desta terça-feira (09) mais uma sessão ordinária.
Os treze vereadores que compõe a casa Francisco Bezerra compareceram a os trabalhos, foram discutidos vários assuntos de interesse da população, entre eles Educação, Saúde e Limpeza Pública.
A vereadora Ana Cleide (PSC) foi a primeira a usar a tribuna durante o tema livre no tempo que destinado a cada vereador inscrito por dez minutos para que o mesmo apresente suas soluções para os munícipes.
A parlamentar iniciou suas palavras agradecendo a Deus pelas chuvas caídas na região, e em seguida disse ter participado de uma audiência com a promotoria da cidade que tratou da venda de água em carros pipas, no mesmo encontro estiveram presentes também o Dr. Leonardo Cunha Lima de Oliveira, promotor de Justiça, o secretário de agricultura Amazam e os pipeiros que comercializam água na cidade.
Segundo Ana Cleide é importante que a população compre a quem oferece o menor preço.
Já o vereador Joelmir Ribeiro (PTB) apresentou vários requerimentos de sua autoria cobrando soluções para os problemas que temos em algumas ruas da cidade, Joelmir pediu que fosse aprovado um voto de aplauso ao Radialista Otilio Rocha pelos seus 25 anos de serviços na radiofonia paraibana,  e solicitou que fossem colocados em vários pontos da cidades tambor a disposição da população para facilitar a coleta do Lixo da cidade.
O vereador disse na tribuna da câmara que os Garis da cidade estão trabalhando sem o fardamento e sem equipamentos de proteção e pede providencias ao setor responsável, Joelmir reclamou das condições das estradas da zona rural e que a prefeitura desse continuidade ao projeto de calçamento das 25 ruas que foram contempladas pela gestão anterior.
Segundo Joelmir a prefeitura tem os recursos, só falta mais ação administrativa.
Na mesma sessão, o vereador Adilio Maia (PSL) disse ter sido procurado por um agente de saúde que não teve seu nome revelado, e disse ao parlamentar que um vereador da situação que também não teve o nome divulgado, havia dito que os agentes de saúde ganhavam muito bem e não era preciso um aumento de salário para categoria, na mesma hora o vereador Adailton pediu que o nome do vereador fosse informado pelo colega vereador.
Em seguida o vereador Adailton dos Santos (SDD) falou sobre a insalubridade dos agentes de saúde e disse que era um direito da categoria e já declarava favorável a aprovação do projeto que tratava dos 20% sobre os salários dos agentes da cidade.
Evandro Alves (PMDB) também usou a tribuna e defendeu a gestão, que segundo Evandro vem fazendo um bom trabalho em Esperança, Evandro foi favorável a os 20% de insalubridade para os agentes de saúde e com relação ao abastecimento de água na cidade a prefeitura dispunha de quatro carros pipa e mais um do PAC fazendo a distribuição pelo município e que a prefeitura também contava com ajuda do exercito que leva água para zona Rural, segundo Evandro o prefeito Anderson está fazendo de tudo para atender a todos.
Evandro também informou que as obras da Comunidade São Francisco e a revitalização do Calçadão do centro da cidade já começaram e em breve serão inauguradas.
Foi solicitado em sessão anterior pelo vereador Baba da pipoca (SDD) que o líder do governo vereador Evandro Alves trouxesse  a relação com os nomes dos contratados pela prefeitura e de onde são, Evandro disse que segundo a secretaria responsável pelo setor os nomes estão no portal da transparência, coisa que o vereador Baba da Pipoca não concordou, o mesmo disse que as informações lá contidas estão incompletas e convidou o vereador Evandro para olhar junto com ele para o mesmo comprovar, em seu discurso Baba disse que esses empregos são eleitoreiros e pediu mais responsabilidade ao vereador Evandro.
Baba da Pipoca disse que foram gastos nos festejos juninos mais de R$ 700,00 (Setecentos Mil Reais), e com distribuição de água a prefeitura gastou apenas R$ 7.000 (Sete Mil Reais) Baba pediu a o vereador Evandro para deixar a demagogia de lado e lutar mais pelo povo, um exemplo foi a posição do município no IDEB, uma vergonha para a educação de Esperança.
A vereadora Cristiana Almeida (PSB) também participou do tema livre, a parlamentar também fez referencia ao portal da transparência do município, segundo Cristiana o mesmo não traz informações detalhada e não apresenta valores dos vencimentos dos funcionários, e disse que é triste ver a educação do município numa posição vergonhosa no IDEB.
Falta capacitação e melhorias no ensino de nossa cidade disse a vereadora, e mais é preciso preparar nossos professores, para que el3es possam ensinar melhor nossos filhos, não basta só passar de ano, é preciso um ensino de qualidade.
Depois das discussões foram aprovados vários projetos e requerimento:
Projeto de Lei Nº 008 de 25 de Agosto de 2014 – que dispõe de insalubridade de 20% sobre os salários dos agentes de saúde do município, com validade  a parti  do mês de setembro de 2014.
Projeto de Lei Nº 031/2014 – Que dá denominação de rua projetada em esperança, passando a mesma a ser chamada agora de Rua Eliezer Delgado. Projeto de autoria do vereador Adailton dos Santos.
Projeto de Lei Nº 032/2014 que dá denominação de rua projetada em Esperança, passando a mesma a ser chamada de Rua Davi Dias, PL de autoria do vereador Tité.
Projeto de Lei Nº 033/2014 também da denominação de rua projetada em Esperança, à mesma será chama de Rua Sebastião Garcia.
Projeto de Lei Nº 034/2014 também da denominação de rua projetada em Esperança, à mesma depois de aprovado será chamada de Rua Raul Joaquim de Araújo. Estes dois últimos de autoria do vereador Divalci Diniz (SDD)

Por Joseilton  Pereira


Nenhum comentário:

Postar um comentário