domingo, 28 de setembro de 2014

ELEIÇÕES 2014: TSE disponibiliza Simulador da Urna e eleitores podem treinar votação

ELEIÇÕES 2014: TSE disponibiliza Simulador da Urna e eleitores podem treinar votação
Com
 o objetivo de familiarizar os eleitores com o funcionamento das urnas eletrônicas, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibilizou na internet o Simulador de Votação na Urna Eletrônica. A ferramenta permite que o eleitor treine a votação da mesma maneira como vai acontecer 
no
 dia do pleito, mas com candidatos fictícios.


Para acessar  o sistema basta entrar no site do TSE, na aba “Eleições 2014”, e clicar em “Simulador de votação”. Lá o usuário deve escolher o tipo de eleição que deseja simular, por exemplo, se ele quer treinar para eleger representantes dos cinco cargos em disputa ou optar pela simulação em que o cidadão vota somente para presidente da República, como voto em trânsito ou no exterior. A outra opção é a votação específica para os eleitores do Distrito Federal, que deverão escolher 24 deputados distritais.


A ordem de votação é a mesma no dia da eleição. Vota-se primeiro para deputado estadual ou distrital, depois para deputado federal, senador, governador e presidente da República. Com o intuito de tornar a simulação mais didática, o TSE desenvolveu uma lista de candidatos e partidos fictícios (Partido dos Esportes, Partido dos Ritmos Musicais, Partido das Profissões, Partido das Festas Populares e Partido do Folclore). Ela fica no topo do simulador da urna eletrônica. Para navegar, é só usar as setas para a direita e para a esquerda na filipeta de candidatos no alto da página.


Votação


Ao selecionar o tipo de eleição que deseja simular, outra página abrirá e aparecerá uma urna eletrônica com as características semelhantes às da original. O internauta deve escolher o candidato e digitar, no teclado da urna, o número. Após isso, aparecerá o cargo para o qual o eleitor está votando, a foto do candidato, o nome e a sigla do partido. Se estiver tudo certo, é só apertar a tecla verde CONFIRMA.


O usuário também tem a opção de corrigir o voto. Para isso, deve apertar a tecla CORRIGE e repetir o procedimento. Existe ainda a opção de votar em branco, apertando a tecla BRANCO. Depois de finalizada a votação para todos os cargos, a urna emitirá um sinal sonoro prolongado e aparecerá na tela a palavra FIM. Após isso, ou a qualquer momento, o internauta poderá retornar à página inicial e reiniciar a votação (basta clicar no link “nova simulação”).


Devido a sua característica didática, caso o usuário realize um procedimento incorreto durante a votação, o simulador apresentará uma mensagem explicativa e a tela será bloqueada até que o usuário clique na mensagem apresentada.


Clique aqui e treine seu voto no Simulador de Votação na Urna Eletrônica.

PBAgora  com TSE

Nenhum comentário:

Postar um comentário