segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Japão resgata corpos do vulcão

Japão resgata corpos do vulcão
 As equipes de resgate que trabalham no Monte Ontake, vulcão que entrou em erupção neste sábado no Japão, conseguiram resgatar mais cinco corpos nesta segunda-feira (29), o que teria elevado a 36 o possível número de mortos - informou a polícia local, de acordo com a agência Associated Press. As operações de resgate tiveram que ser suspensas nesta segunda por causa dos gases tóxicos e cinzas. No total, 12 corpos foram recuperados, e 24 ficaram ainda no monte. Não está claro se as vítimas morreram por inalar gases tóxicos, sufocados pelas cinzas ou pelo impacto das rochas que caíram.

A polícia disse que as últimas vítimas foram encontradas perto de um santuário no topo do vulcão, a mesma área onde outros corpos foram encontrados antes.

Mais de 200 soldados e bombeiros participam dos trabalhos de buscas aos pés do Ontake, localizado entre as províncias de Nagano e Gifu.Um vídeo amador publicado na internet mostra o momento que pessoas foram surpreendidas pela erupção do vulcão. Entre estas vítimas, quatro homens tiveram a morte declarada neste domingo, após terem sido transportados pelos serviços de socorro, segundo o canal de TV público NHK.

Outas dezenas de pessoas sofreram ferimentos, devido à queda de rochas ou se intoxicaram pela inalação de poeira. Uma fonte militar afirmou à France Presse que 63 pessoas ficaram feridas, muitas delas com gravidade. Helicópteros das forças de autodefesa, enviadas ao local no sábado pelo governo, socorreram sete delas.

Um fenômeno pouco comum O vulcão Ontake, de 3.067 metros de altitude, despertou bruscamente ao meio-dia de sábado, lançando espessas nuvens de fumaça, cinzas e pedras. "Houve um estrondo e a fumaça escureceu o céu", explicou à agência Kyodo Shuichi Mukai, encarregado de um albergue de montanha perto do topo.

Este episódio raríssimo, o primeiro importante nos últimos 35 anos no caso deste vulcão, suspreendeu mais de 300 caminhantes e turistas neste início de outono (boreal), particularmente propício para as caminhadas. Muitos visitantes fugiram, em pânico, cobrindo a cabeça e o rosto para evitar a asfixia, segundo testemunhos e vídeos amadores. "Ninguém imaginaria uma erupção neste tipo de montanha. Eu não podia acreditar", disse um membro da equipe do NHK que estava no local para fazer uma filmagem.

O Monte Ontake não despertava de forma tão forte desde 1979, quando o vulcão cuspiu mais de 200.000 toneladas de cinzas, segundo meios de comunicação locais. Uma erupção de menor magnitude foi registrada em 1991. O vulcão foi responsável por vários sismos em 2007.

G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário