terça-feira, 30 de setembro de 2014

O Orkut está morto. Sobrou só um museu de comunidades

Quem tentou acessar o Orkut na manhã de hoje já deparou com o Arquivo das Comunidades no lugar da antiga rede social do Google


ALEXANDRE BATTIBUGLI/INFO EXAME

próxima

Orkut Buyukkokten, criador do Orkut: site saiu do ar hoje após 10 anos de funcionamento

anterior
próxima


São Paulo - Primeira rede social de muitos brasileiros, o Orkut encerrou suas atividades. Neste momento, quem tenta acessar esse site do Google já não consegue visualizar os dados relativos a seu perfil pessoal.
Leia Mais

No lugar de sua página no Orkut, o usuário é encaminhado para o site do Arquivo de Comunidades. Conforme prometido pelo Google, ele reúne interações realizadas em tcomunidades que faziam parte da rede social e eram abertas ao público. Os dados armazenados em comunidades fechadas não estão mais disponíveis. 

De acordo com números divulgados ontem, esse arquivo de comunidades reúne mais de 1 bilhão de mensagens trocadas em 120 milhões de tópicos de discussão de cerca de 51 milhões de comunidades. 

Para ter acesso ao material, basta buscar a comunidade pelo nome num índice alfabético. Entretanto, não é possível incluir novas informações nos grupos.

Anunciado em junho pelo Google, o fim do Orkut acontece após 10 anos de existência do site - criado pelo engenheiro turco Orkut Buyukkokten.

O crescimento de outros serviços do Google (como Blogger, YouTube e Google+) foi o motivo alegado pela empresa para o fechamento do Orkut.

Até setembro de 2016, os usuários interessados poderão fazer o download das informações armazenadas em seus perfis pessoais por meio da ferramenta Google Takeout.

De acordo com números da ComScore, cerca de 4 milhões de usuários se mantinham ativos no Orkut em junho de 2014. E muitos foram fiéis ao site até seus últimos momentos.


Orkut
Que fim levaram algumas das grandes comunidades do Orkut?
Gigantes no passado, as comunidades minguaram ou não cresceram muito em relação à época de seu auge. Veja aqui o que aconteceu com alguma delas.





Acabou!
Getty Images

São Paulo - Quando o Google anunciou hoje o fim das atividades do Orkut emsetembro, muita gente deve ter sentido uma dorzinha no coração. Primeira rede social a emplacar de verdade no Brasil, o site tinha nas comunidades o seu grande diferencial. Era por meio delas que os usuários interagiam e, principalmente, se divertiam. A seguir, veja o que aconteceu com alguns destes grupos.




REVOSTA EXAME

Nenhum comentário:

Postar um comentário