quarta-feira, 24 de setembro de 2014

EPB realiza o Sarau do MAC

UEPB realiza  o Sarau do MAC
 Na próxima quinta-feira (25), às 19h, o Museu Assis Chateaubriand da Universidade Estadual da Paraíba (MAC-UEPB) realizará mais uma edição do Sarau Academia dos Poetas Vivos. O evento, que é gratuito, contará com o escritor Astier Basílio e com o espetáculo “Si tu M’aimes”. Naoportunidade, Astier Basílio vai lançar seu livro de contos Varadouro Varadouro, com o qual estreou na ficção.


De acordo com o escritor Rinaldo de Fernandes, que assina o prefácio da obra, Varadouro Varadouro traz um testemunho marcante do autor, com escritos ambientados na parte velha de João Pessoa. Para Rinaldo, ora humorado, ora trazendo situações que configuram um olhar de repórter, ou mesmo de cronista da cidade, é no amargo e áspero da vida que o escritor se aplica, dando um testemunho ficcional dos mais fortes em nossa literatura.


“A João Pessoa contemporânea, ao que parece, ainda não tinha tido um contista que vasculhasse atentamente seus desvãos – seus idosos que guardam, em jornais e papéis amarelecidos, a memória da cidade e da própria Paraíba com suas permanentes intrigas políticas; seus tipos degradados, pervertidos; seus meninos assaltantes, ameaçadores; suas figuras ligadas ao mundo do teatro, do cinema, ou mesmo da literatura”, explica Rinaldo.


Encerrando o sarau haverá a apresentação do bailarino Liu Santos, com o espetáculo “Si tu M’aimes”, que tem direção de Mayara Silveira. “Si tu M’aimes” traz para a cena um único intérprete personificando a vida de umhomem e suas diferentes fases do amor. Ao longo da obra, o espectador poderá ver emoções e ritmos diferentes, os altos e baixos de sentimentos. A trilha sonora é composta por músicas interpretadas por Edith Piaf e Jacques Brel. O espetáculo tem figurino assinado por Jefferson Souza.



Mais sobre Astier Basílio e o Sarau Academia dos Poetas Vivos


Astier Basílio nasceu em Vitória de Santo Antão (PE), em 1978. Muito novo, foi “exportado” para Campina Grande e depois “adotado” por João Pessoa – por estas duas cidades que adora, segue trafegando e realizando seus trabalhos. É autor de 10 livros de poemas, entre os quais, “Funerais da Fala”, prêmio Novos Autores Paraibanos, de 2000, e “Final em extinção”, prêmio Correio das Artes 2009. Também jornalista, crítico de teatro e dramaturgo, é coautor da peça “Ariano”. Com “Varadouro Varadouro” foi contemplado com o prêmio edições Funesc/Paraíba. Recentemente, venceu o Prêmio Funarte de Dramaturgia, com a peça Maquinista.


O Sarau Academia dos Poetas Vivos atrai mensalmente ao MAC uma plateia cativa e bastante diversificada: amantes da literatura e das expressões artísticas; estudantes; poetas; professores e profissionais liberais, entre outros. O cerne do projeto é trazer para a comunidade o trabalho dos poetas, acompanhados por um espetáculo diferenciado e de bom gosto. O Sarau proporciona um contato imediato da plateia com o artista, aproximando do público escritores, pintores, bailarinos, músicos e escultores, gerando, dessa maneira, aprendizado, prazer, troca de conteúdos, fluidos e energia.


Ascom
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário