sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Semana Nacional do Trânsito tem foco na proteção ao pedestre

Semana Nacional do Trânsito tem foco na proteção ao pedestre
Cidade para pessoas, proteção e prioridade para pedestre. Com esse tema foi aberta nesta quinta-feira (18), no anel externo do Parque Solon de Lucena (Lagoa), a Semana Nacional de Trânsito. Para envolver a sociedade nessa busca de um trânsito mais seguro, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) preparou uma programação, que se estende até o próximo dia 25, com atividades educativas em vários bairros de João Pessoa.

Durante toda a manhã, equipes da Divisão de Educação (Died) distribuíram material educativo e adesivaram veículos em um dos semáforos da Lagoa, onde o fluxo de pedestres e veículos é intenso. “Todos juntos podemos fazer um trânsito melhor”, foi o aviso que a educadora Aparecida Ferreira deu ao o engenheiro agrônomo Geilson Dias, morador do 13 de Maio, ao entregar-lhe um panfleto com dicas para respeitar os pedestres.

“Esse tipo de ação é importante para que todos tenham consciência de que, na maioria das vezes, somos pedestres. As pessoas têm que ser mais altruístas e se colocarem no lugar das outras para tentar reduzir essa violência no trânsito”, enfatizou o condutor, parabenizando a Prefeitura de João Pessoa pela iniciativa.

O taxista Vamberto Lisboa também destacou a importância da Semana Nacional de Trânsito. “Acho importante ter uma semana no Brasil dedicada à educação no trânsito, porque a gente vê muitos acidentes que acontecem por causa da falta de consciência das pessoas que não respeitam as leis”, disse.

A dona de casa Severina Nóbrega, que mora nos Bancários, também considerou a ação válida. “Apesar de termos avançado muito nessa questão de parar para o pedestre, ainda temos que realizar mais campanhaseducativas para os condutores”, disse. Ela contou que atravessa sempre na faixa, mas tem medo porque alguns motoristas não param. A dona de casa também não poupou os pedestres: “A maioria não sabe se comportar na hora de atravessar uma via. E não é por falta de informação, não! Muitas campanhas já foram feitas em rádio e televisão, mas mesmo assim os pedestres continuam se arriscando”.

Para o superintendente executivo de Mobilidade Urbana, Roberto Pinto, o tema escolhido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), voltado para a proteção e prioridade aos pedestres, é extremamente importante, uma vez que questões essenciais para a mobilidade urbana sustentável, segura e acessível vêm sendo debatidas amplamente no Brasil. Ele lembrou que a atual gestão tem priorizado ações voltadas para melhorar não só a fluidez do trânsito, mas para preservar vidas com atividades educativas.

“A Prefeitura tem investido em ações impactantes para conscientizar motoristas e pedestres sobre a importância de respeitar as leis de trânsito”, ressaltou Roberto Pinto, citando como exemplo a campanha ‘Eu Quero Paz no trânsito’, lançada em janeiro no Dia Municipal da Paz no Trânsito.

Além de representantes da Semob, participaram da abertura da Semana Nacional de Trânsito órgãos parceiros como o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e o Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran).

Programação - A Semana Nacional de Trânsito continua nesta sexta-feira (19) com ações educativas na Praça da Independência, das 10 às 13h, onde pessoas serão abordadas na travessia de pedestres.

Já no sábado (20), os educadores da Semob estarão na Avenida Cabo Branco, na orla, das 16 às 19h, distribuindo material educativo e orientando a população. No domingo (21), a ação será em frente ao hotel Tambaú, das 16 às 19h, também com orientação à população e distribuição de material educativo.

A programação segue durante toda a semana. Na segunda (22), das 5 às 8h, os educadores levarão para a Avenida Cabo Branco o tema ‘Na cidade sem meu carro’, onde as equipes vão interagir com os pedestres e motoristas distribuindo material educativo. No mesmo dia, também haverá ação educativa no Centro Administrativo Municipal, em Água Fria, das 8 as 11 e das 14 às 17h.

No Dia Nacional do Agente de Trânsito, terça-feira (23), a população do José Américo receberá a equipe da Semob que estará nas proximidades da Igreja Católica orientando e distribuindo material educativo, das 10 às 13h. Outra atividade acontecerá no Centro Administrativo Municipal (CAM), das 8 às 11h e das 14 às 17h, onde será montado o espaço do jogo Vrum – que é um game educativo que ensina aos participantes o comportamento ideal no trânsito das grandes cidades. No mesmo horário haverá apresentações de grupos de idosos.

Já na quarta, dia 24, das 8 às 11h, a ação educativa ocorre no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), em Jaguaribe. Encerrando a programação, na quinta (25), os educadores estarão no bairro de Mangabeira, na Rua Elias Pereira de Araújo, no incentivo ao respeito à faixa de pedestres, dentro da campanha ‘Eu quero paz no trânsito’.

Confira algumas dicas de comportamento para pedestres e motoristas:

Para os pedestres - Coloque-se em um lugar visível ao condutor; aguarde na faixa o momento certo para atravessar a tua; acene com a mão pedindo passagem; aguarde a parada dos veículos e atravesse sobre a faixa com passos firmes.

Para os motoristas - Reduza a velocidade ao se aproximar da faixa; observe se há pedestre na faixa ou com intenção de atravessar a via; pare antes da linha de retenção e só siga quando o pedestre concluir a travessia.


PMJP

Nenhum comentário:

Postar um comentário