segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Segunda dose da vacina HPV começa a ser oferecida hoje

Segunda dose da vacina HPV começa a ser oferecida nesta 2ª

 Unidades de saúde e escolas públicas e particulares disponibilizarão vacinas para todas as meninas entre 11 e 13 anos de idade; HPV é porta de entrada para câncer de colo do útero, o terceiro que mais mata mulheres no País.


O Ministério da Saúde divulgou nesta sexta-feira (29) que a partir do dia 1º de setembro, próxima segunda-feira, meninas de 11 a 13 anos começam a receber a segunda dose da vacina contra HPV (papilomavírus humano). A vacinação será disponibilizada nas unidades de saúde e escolas públicas e particulares de todo o Brasil.

Nos três primeiros meses de vacinação da primeira dose, iniciada em março de 2014, mais de 4,1 milhões de meninas foram imunizadas no País. A segunda dose deve ser tomada seis meses após a primeira, e a terceira dose da vacina, após cinco anos.

A vacina começou a fazer parte do calendário de vacinação neste ano para todas as meninas que completam 11 anos e a partir de 2016, deverá ser disponibilizada para as meninas a partir de 9 anos.

O HPV é um dos principais responsáveis pelo câncer de colo do útero, terceiro tipo de câncer que mais mata as mulheres no Brasil.

Segundo o secretário de Vigilância do Ministério da Saúde, Jarba Barbosa, o papilomavírus humano é um dos mais contamináveis do mundo e cerca de 30% das meninas de 11 a 13 anos já tiveram o contato com o vírus mesmo sem ter tido uma relação sexual completa, por isso a importância de fornecer a vacina para essa faixa etária.

“Baseado em dados populacionais, essa é a melhor idade que a vacina produz a maior resposta imunológica. Não estamos aqui pra dizer a idade que a criança vai começar a relação sexual, isso é outra discussão”, enfatiza o secretário.

As vacinas serão disponibilizadas em unidades de saúde e nas escolas públicas e particulares.

Para o ministro da Saúde, Arthur Chioro, a segunda dose é fundamental para garantir a proteção da mulher. “Sem a segunda dose não há segurança nenhuma que a menina está protegida”, afirmou Chioro. “As meninas que não tinham 11 anos em março e não fizeram a primeira dose, devem fazê-la agora”.

Ao todo, são 15 milhões de doses da vacina, com um investimento de R$ 1,1 bilhão, além de 7,2 mil profissionais de saúde e mais 2,2 mil profissionais de outras áreas trabalhando no combate da doença.

Chioro disse ainda que segundo estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o Brasil fechará o ano de 2014 com 15 mil casos de câncer de colo do útero, e com cerca de 4,8 mil óbitos por conta da doença.

” Vamos reescrever a história do câncer de colo do útero no nosso País. Queremos daqui a alguns anos dizer que, sim, o câncer já matou mulheres no passado, mas isso não acontece mais”, finalizou o ministro, que elogiou o engajamento das adolescentes em prol da vacina nas redes sociais.

Do Brasil.gov.br

Um comentário:

  1. Gostaria de compartilhar este caso gravíssimo de efeito adverso da vacina HPV, que infelizmente, não é um caso isolado: Rafaella Barbosa, uma adolescente de Resende/RJ, vem sofrendo dores terríveis, formigamento e inchaço pelos corpo, sendo diagnosticada com Distrofia Simpático Reflexa. Recentemente Rafaella fez um exame de punção de liquor da coluna que constatou pressão elevada e diagnóstico de pseudo-tumor cerebral. Um neurocirurgião endovascular diagnosticou que Rafaela estava com pelo menos 15 veias obstruídas. Se informe, pesquise e divulgue estas informações, precisamos evitar que outras meninas passem por estes terríveis efeitos adversos da vacina.

    Leia mais: http://www.noticiasnaturais.com/2014/09/vacina-hpv-menina-de-13-anos-de-resenderj-tem-distrofia-simpatico-reflexa-e-15-veias-obstruidas-apos-vacinacao

    ResponderExcluir