segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Assentados participam de Dia de Campo em Produção Agroecológica na PB

Cerca de 100 agricultores de cinco assentamentos da Zona da Mata Sul da Paraíba participaram, na última quinta-feira (14), de um Dia de Campo voltado para a agroecologia e a irrigação na sede do assentamento Capim de Cheiro, no município de Caaporã, na Região Metropolitana de João Pessoa, a cerca de 54 quilômetros da capital. O Dia de Campo teve uma progr

amação diversificada, que incluiu a visita a sete tendas (estações) que ofereceram, em sistema de carrossel, com 20 minutos de duração em cada tenda, palestras, demonstrações práticas no preparo do substrato e produção de mudas frutíferas, preparo de defensivos e fertilizantes naturais, compostagem, assistência técnica e uso de energia solar para projetos de irrigação.

Em duas bancas foram comercializadas frutas e hortaliças produzidas nos assentamentos.

Nos dias 12, 13 e 14 foi promovida uma oficina de Boas Práticas de Manipulação de alimentos da Agricultura Familiar que reuniu, também no assentamento Capim de Cheiro, cerca de 30 mulheres dos mesmos assentamentos.

As atividades do Dia de Campo foram encerradas com um almoço servido aos participantes produzido na oficina de gastronomia, que foi comandada pelo chef Josimar da Silva Aurélio, consultor e instrutor do Sebrae. Para a confecção dos pratos foram utilizados apenas alimentos produzidos nos assentamentos, como macaxeira, inhame, jerimum, maxixe, quiabo, rapadura e hortaliças.

Ana Lúcia de Sousa, 25 anos, do Assentamento Sede Velha, é uma das mulheres que receberam o certificado de participação na oficina de gastronomia. "Aprendemos a usar as coisas que temos no assentamento e as sobras do almoço e do jantar. Agora sabemos que não precisamos comprar coisas caras para fazer um bom almoço, com sobremesa e tudo", disse.

De acordo com o especialista em irrigação do Projeto Cooperar, do Governo do Estado, Ricardo Arlington Ribeiro, os cinco assentamentos que participaram do Dia de Campo e duas comunidades rurais do Litoral Norte do estado receberam, recentemente, investimentos de mais de R$ 1 milhão do Cooperar para projetos produtivos.

Os agricultores dos assentamentos 1° de Maio, Sede Velha do Abiaí, Taquara e Nova Vida, em Pitimbu, além de Capim de Cheiro, em Caaporã, produzem o ano inteiro alimentos orgânicos, utilizando equipamentos de irrigação e outros implementos com a ajuda do Cooperar e do Banco Mundial, numa área de 35 hectares em sistema de irrigação. A produção estimada chega a 300 toneladas por semana. Os principais produtos são a mandioca, inhame, batata-doce, acerola, maracujá, banana e graviola.

Além dos agricultores dessas áreas, também participam das atividades a comunidade indígena da Aldeia Silva de Belém, em Rio Tinto, e agricultores de Itapecerica, do município de Mamanguape, por terem projetos produtivos similares aos das comunidades da Zona da Mata Sul. Parcerias

O Dia de Campo contou com a participação do superintendente do Incra/PB, Cleofas Caju, do secretário da Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), Agamenon Vieira, do coordenador geral do Projeto Cooperar do Governo do Estado, Roberto Vital, do superintendente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-PB), Giovanni da Costa, e do diretor presidente da Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária da Paraíba (Emepa), Manoel de Almeida.

Os três dias de atividades foram fruto de parceria entre a Superintendência Regional do Incra na Paraíba, o Governo da Paraíba, a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba (Fetag-PB), a Emepa, a Emater, o Sebrae, a Consultoria e Planejamento de Projetos Agropecuários (Consplan) e o Instituto de Assessoria à Cidadania e ao Desenvolvimento Local Sustentável (IDS), que faz a intermediação entre o Incra e as entidades prestadoras de assistência técnica à reforma agrária na Paraíba.


PB AGORA

Nenhum comentário:

Postar um comentário