quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Sexualidade: Alunos recebem palestra educativa através do Programa Saúde na Escola

 Sexualidade: Alunos recebem palestra educativa através do Programa Saúde na Escola
A Prefeitura de Patos, através da Secretaria Municipal de Saúde, está intensificando as ações do Programa Saúde na Escola (PSE). Além do Projeto Olhar Brasil, que atualmente está realizando a triagem de alunos com problemas na visão, além de encaminhá-los para o oftalmologista, os enfermeiros do PROVAB também estão dando sequência a palestras educativas, a exemplo de uma que aconteceu na manhã desta quarta-feira (20), na Escola Municipal Monsenhor Manoel Vieira, localizada no bairro Jatobá.

O tema escolhido foi o da sexualidade, onde foram enfatizados aspectos referentes à gravidez na adolescência e DST/AIDS.

De acordo com o enfermeiro do PROVAB, Fransuélio Félix, o tema a ser trabalhado é escolhido em acordo com a escola, que costuma sugerir temáticas que necessitam ser trabalhadas com os alunos.

“A escola viu a necessidade de se trabalhar o tema da sexualidade, e a partir daí, elaboramos uma dinâmica para tentar discutir este tema juntos aos adolescentes, tirando dúvidas e orientando-os no que for preciso. Apresentamos a temática em forma de palestra, vídeo e roda de conversa”, explicou o enfermeiro.

A aluna do 8° B, Isabel Linhares, disse que os esclarecimentos repassados pela equipe de saúde servirão para que os jovens tenham mais consciência sobre sexualidade, e facilitará o diálogo com os pais sobre o tema.

Já a professora de matemática, Graça Machado, considerou o trabalho como importante não apenas por tirar dúvidas dos adolescentes, mas também para estabelecer um contato maior dos alunos com os pais, no tocante ao tema explorado.

Na oportunidade também foi lançada a Caderneta de Saúde do Adolescente, um documento que traz orientações diversas sobre essa fase da vida, recheada de dúvidas e descobertas, e que fará parte da vida de estudantes por meio do Programa Saúde na Escola (PSE).

A atividade foi realizada pelos enfermeiros do PROVAB, Fransuélio Félix e Danilo, com o apoio dosprofissionais do NASF VII, com a presença da nutricionista Paloma, da assistente social Marluce, da fisioterapeuta Jucivânia e do enfermeiro João Laurindo.




PB Agora

Nenhum comentário:

Postar um comentário