sábado, 30 de agosto de 2014

Membro da 3ª idade, Maranhão elenca vantagens e desafios da maturidade: “Não tenho vergonha de ser velho”

Membro da 3ª idade, Maranhão elenca vantagens e desafios da maturidade: “Não tenho vergonha de ser velho”
"Prudência, responsabilidade, experiência e sensatez. Essas são algumas das qualidades que só podem ser adquiridas com a vivência e a experiência política adquirida com o passar dos anos". A análise é do ex-governador da Paraíba, José Targino Maranhão (PMDB), que aos 81 anos de idade decidiu ignorar as críticas sobre a idade avançada e encarar a disputa pela única vaga para o Senado Federal nas eleições de 2014, na Paraíba.

Adepto a trocadilhos e provérbios bíblicos em seus discursos, Maranhão, em entrevista a uma emissora de rádio em João Pessoa, disse que não via o fator “idade” como algo negativo e ainda soltou uma resposta para os que o classificam como ultrapassado:

“Jesus Cristo, no momento de sofrimento disse - “Perdoai-vos pai, eles não sabem o que dizem. Eles não sabem como é importante que alguém chegue ao Senado da República com idade, porque isso significa ponderação, equilíbrio e isso, a idade e a experiência nos proporciona”.

Para Maranhão é importante que o político que chegue ao Senado, chegue com bagagem e experiência política e não como mero aprendiz.

“O Senado é a Casa da igualdade federativa, do equilíbrio, ali a representação popular é igual para qualquer estado da federação, então é importante que alguém não entre ali pensando que o Senado é uma escola, o Senado não dá esse tempo ao legislador, para ele querer chegar lá e querer se portar como se fosse um aluno”, falou.

Maranhão, que é atual presidente do PMDB na Paraíba, já passou pela Assembleia Legislativa, pela Câmara Federal, pelo Senado Federal e também pelo Governo do Estado, exercendo, muitas vezes mandatos consecutivos em cada poder.

“A idade é positiva e não negativa. Não tenho vergonha de ser velho, sou grato a Deus, pois Deus foi generoso comigo, ele conservou minha saúde, meu discernimento e o amor a coisa pública, o amor a causa que eu abracei. Ninguém faz bem aquilo que não gosta, que não tem prazer de fazer e eu abracei a política não por necessidade e nem para querer aparecer, eu abracei a política por vocação, porque me sinto bem trabalhando em prol da coletividade”, explicou.

O ex-governador da Paraíba lembrou ainda que à época da Ditadura Militar, pagou um preço alto para defender a democracia, chegando inclusive a ser cassado e essa experiência contribuiu para sua formação política.

“Se eu fosse um venta de cera, eu teria feito como outros companheiros, que mal tocou os primeiros clarins dos quartéis, se posicionaram àquela época como oportunistas, mas eu não. Defendi os meus princípios, a democracia, fui cassado, mas não me arrependo, porque agi no cumprimento do meu dever. Não tenho na representação política um emprego, tenho uma missão para defender os princípios que beneficiem a coletividade”, asseverou.



Disputam com José Maranhão a vaga para o Senado nas eleições estaduais deste ano outros seis candidatos, são eles: Wilson Santiago (PTB), Lucélio Cartaxo (PT), Walter Brito (PTC), Leila Fonseca (PROS), Nelson Júnior (PSOL) e Rama Dantas (PSTU).

BIOGRAFIA

José Targino Maranhão, ou simplesmente Zé Maranhão, nasceu em Araruna, no dia 6 de setembro de 1933. É um empresário e político brasileiro filiado ao Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB). Filho de Benjamim Gomes Maranhão, ex-prefeito de Araruna, e de Dona Benedita Targino Maranhão (Dona YaYá), já foi deputado estadual, deputado federal, senador, vice-governador e governador do estado da Paraíba em três ocasiões.


Márcia Dias

PB Agora

Nenhum comentário:

Postar um comentário