domingo, 31 de agosto de 2014

Casa de Apoio a Criança Especial promove 1ª Eucaristia de pessoas deficientes

A Casa de Apoio à Criança Especial (Cace), entidade que assiste hoje a 142 pessoas com deficiência, realizou na tarde da última sexta-feira (29) na Igreja Nossa Senhora da Guia, em Lucena, de forma pioneira, a 1ª Eucaristia de pessoas com deficiência.


A missa foi celebrada pelo Frei Carmelita Geraldo Bezerra. Acompanhados pelos pais, crianças e jovens com deficiência física ou mental celebraram a 1ª Comunhão numa missa comovente.


A Casa de Apoio à Criança Especial (Cace) tem apoio do Governo do Estado, da Prefeitura de Lucena e da sociedade civil. A primeira-dama do Estado, Pâmela Bório, participou da celebração e classificou o Aato como histórico. “Eu louvo a iniciativa da Cace porque partiu dessa instituição a iniciativa. Eu acredito no trabalho da Igreja, então, é um momento em que me sinto revigorada, saio daqui com maior esperança no trabalho da Diocese, da Case, uma sementinha está sendo plantada e a comunidade está apoiada numa base muito forte que é a fé”, declarou.


Pâmela Bório acredita que o trabalho da Igreja é fundamental na condução da sociedade. Segundo ela, o contexto social é fortalecido pelas ações da Igreja porque ela permeia cada área de nossa sociedade. “Já é emocionante ver a primeira comunhão de uma criança, imagine crianças que agora são exemplos para que outras famílias, crianças e adolescentes também possam poder receber esse sacramento tão especial que é a Eucaristia”.


O Frei Geraldo, da Ordem Camelita e reitor do Santuário da Guia, afirmou que a 1ª Eucaristia para as crianças com deficiência é algo extraordinário. “Faço a leitura que é um presente de Deus para as crianças, para essas famílias que desejavam que seus filhos também recebessem a primeira Comunhão e tivemos o início com o trabalho da Cace. Então hoje realizamos esse sonho que também é um sonho de Deus”, destacou.


A presidente da Cace, Jordânia Falcão, agradeceu ao apoio do Governo do Estado através do Cendac e da Funad e afirmou que um grande sonho da comunidade foi realizado.


O prefeito de Lucena, Marcelo Monteiro, destacou que a Cace surgiu há alguns anos, uma idéia de sua esposa – o casal tem uma filha com deficiência – “Esse trabalho visa a inclusão social de nossas crianças especiais e essa ação está beneficiando muitas famílias de nossa cidade”.


Com o lema ‘Repeito e Inclusão com responsabilidade’, a Cace foi fundada em 25 de outubro de 2012. Funcionando com doações de empresas e particulares, a instituição beneficia atualmente 142 crianças de várias idades.


O espaço funciona das 13 às 17h, oferecendo hidroterapia - que é uma atividade terapêutica que consiste na realização de exercícios dentro de uma piscina – terapia funcional e brinquedoteca.


Quem for procurar o serviço será atendido por um dos 17 profissionais que integram a equipe. O grupo é formado por 1 neurologista, 1 pediatra, 1 assistente social, 1 pedagoga, 1 assistente de pedagogia, 3 fisioterapeutas, 2 fonoaudiólogas, 2 psicólogas e 2 educadoras físicas.


Para ajudar a entidade, as pessoas podem entrar em contato pelo Facebook/cacelucena, por email(cace.lucena@hotmail.com) ou por telefone (Taciana Mendonça 8651-1010 / Jordânia Falcão 8889-4323).




Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário