sábado, 11 de outubro de 2014

Campina Grande150 anos como uma das cidades mais importantes do NE


Campina Grande completa 150 anos como uma das cidades mais importantes do NE
Campina Grande completa 150 anos de emancipação política como uma das mais importantes cidades do Nordeste


O hino traduz o sentimento, a ousadia e o espírito empreendedor e futurista da cidade. Cidade venturosa, com o céu sempre azul cor de anil e onde o progresso se expande. Nascida em berço de ouro branco e enquanto estratégico ponto comercial dos tropeiros, a antiga Vila Nova da Rainha Campina Grande completa neste sábado, (11) seus 150 anos de emancipação política. Capital do trabalho e da paz, , a cidade comemorara mais um aniversário, remndendo homenagens a ilustres personagens e pessoas simples do povo que contribuíram para a chegada do progesso e do desenvolvimento.


Os seus 385 mil habitantes, acordam, recitando o eterno poema de amor à beleza, a esse recanto abençoado do Brasil, onde o Cruzeiro do Sul resplandece, conforme diz a letra da música. Oficina de ilustres varões, Canaã de leais forasteiros, Campina é sem dúvida, cidade que presta homenagem aos seus personagens de outrora e do presente. O monumento ao pioneiro, erguido nas margens do Açude Velho, no centenário da cidade, faz alusão ao índio, a catadora de algodão e o tropeiro. três emblemáticas figuras que contribuíram para a Rainha da Borborema se transformasse em uma das cidades mais importantes do interior do Nordeste.


Em 150 anos de existência, Campina Grande viveu importantes ciclos e momentos históricos. De acordo com o historiador Gervásio Aranha, a cidade viveu seis importantes fatos que foram decisivos para o seu crescimento. Ele enumera a chegada de Teodósio de Oliveira Ledo em 1697 e o consequinte, aldeiamento; a emancipação política em 1864; a saga dos Tropeiros; a conquista da luz elétrica que impulsionou o progresso; a chegada do trem em 2 de outubro de 1907, e o ciclo da cultura e do algodão.


Foi em grande parte graças a estes comerciantes "nômades", transportando suas cargas em lombos de jumento por todo o Nordeste e parando obrigatoriamente na Rainha da Borborema, que o município se desenvolveu como uma das principais cidades do interior do país. De acordo com o Sebrae, Campina Grande tem a 8ª maior sobrevivência de empresas no Brasil, com média de 84%, superior à capital João Pessoa (79%), à média da Paraíba (80%), do Nordeste (71%) e do país (76%). São registrados na cidade 6,6 mil empreendedores individuais na cidade. O Ministério do Trabalho aponta que os quatro principais segmentos econômicos da cidade são Construção Civil, Alimentos e Bebidas, Indústria Têxtil e de Calçados.

Campina Grande tem um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) maior que 97 países no mundo, com valoração 0,720 (no valor máximo até 1). A estatística que mensura a qualidade de vida conciliando aspectos de renda, educação e saúde aponta que o município está à frente de nações como China, Índia, África do Sul (integrantes do bloco econômico BRICs junto com o Brasil), Egito, Colômbia, Paraguai, Bolívia, Marrocos e Camarões. O IDH de Campina Grande é considerado em nível "alto" pela Organização das Nações Unidas (ONU), crescendo 20% nos números registrados pelo último censo IBGE de 2010, divulgado este ano, sobre o índice anterior de 0,601 que foi atingido uma década antes.


Conhecida pela formação de profissionais na área da tecnologia, com instituições de Ensino Superior consideradas de alto padrão; pelo Maior São João do Mundo e Festival de Inverno; por possuir o segundo maior hospital de traumatologia das regiões Norte e Nordeste do país; Campina é sem dúvida, uma das mais importantes cidades do Nordeste.


A Rainha da Borborema é pólo de tecnologia e referência na área. Dois cursos no ramo, Engenharia Elétrica e Computação, ambos da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), possuem conceito 5, considerados excelentes pelo Ministério da Educação (MEC). Contudo, na contramão da qualificação profissional, o mercado de trabalho ainda não oferece as condições ideais para atrair os especialistas e desenvolver um polo referência em empregabilidade no setor de tecnologia.


Uma cidade inovadora na formação de mão de obra, ponto inicial para a educação de futuros “experts”, que acabam saindo da cidade logo após sua formação, por falta de grandes oportunidades. Ainda é maioria o número de estudantes que são contratados por empresas de fora da cidade, atraídos por serviços mais complexos e que oferecem mais condições financeiras. Alguns são contratados por empresas de estados vizinhos, como Pernambuco, ou chegam mais longe, indo para a região Sudeste, outros países como os Estados Unidos, e até outros continentes, como a Ásia. Os que ficam encontram chances dentro do setor de pesquisa, na própria universidade onde se formaram.

Aos 150 anos, comemorado neste sábado, Campina é um dos mais de 70 pólos tecnológicos do país e dona de um dos cursos de Ciências da Computação mais bem avaliados pelo Enade/MEC. A cidade exporta profissionais de tecnologia da informática para trabalhar em empresas como Microsoft e Google, atraem investimentos de multinacionais em projetos de pesquisa e é referência regional na área de tecnologia.


O estímulo dado na segunda metade do século XX se transformou em desenvolvimento de políticas na área de tecnologia no início do XXI. A diretora-geral executiva do PacTcPB, Francilene Procópio Garcia, ressaltou que o projeto de Incubadora Tecnológica de Campina Grande (ITCG), voltado a estimular a abertura de empresas de ex-alunos da UFCG, e a instalação de grandes empresas do mercado na cidade são impulsionados com os novos incentivos.


Segundo dados do programa Farol Digital, a Paraíba reúne cerca de 400 empreendimentos atuando no setor de Tecnologia da Informação, nas cidades de João Pessoa, Campina Grande, Patos e Cajazeiras. Francilene Procópio arremata afirmando que a integração das universidades com as empresas locais é o diferencial do polo tecnológico campinense.

"Podemos afirmar que Campina Grande sedia um polo tecnológico que promove uma base produtiva diferenciada e mais competitiva no Estado e no país, cujos produtos ou serviços gerados são bem posicionados no mercado local e no exterior. É importante ainda acrescentar que os laboratórios de Pesquisa & Desenvolvimento" das universidades possuem conexões com instituições internacionais e projeta Campina Grande mundialmente", concluiu a diretora-geral do PaqTCPB.

Campina Grande festeja aniversário de 150 anos com eventos esportivos Para comemorar os 150 anos de existência a prefeitura municipal da cidade programou uma uma série de eventos esportivos. Um show de paraquedismo e aeromodelismo às 8h30 nas imediações do Ginásio O Meninão, marcarão a data. No mesmo horário, acontece um passeio ciclístico às margens do Açude Velho. E para finalizar o dia de comemorações, às 20h, acontecem as finais da Copa Campina Grande de Futsal, em local ainda a ser definido.


No domingo, dia 12, a partir das 8h, as festividades continuam com uma um passeio canino chamado “cãominhada”. As pessoas que criam cachorros terão um momento de lazer com seus bichos de estimação. A concentração deste passeio acontece entre o monumento dos Pioneiros e a Associação Campinense de Imprensa (ACI).

Para encerrar o mês festivo, no dia 19, às 8h, acontece a 2ª Corrida da Saúde. A saída e a chegada da corrida acontecem no Parque da Criança. Neste ano, a competição vai ter dois percursos: 5km e 10km.


Severino Lopes

PBAgora

Nenhum comentário:

Postar um comentário