sábado, 4 de outubro de 2014

Serviços essenciais de saúde funcionarão no dia das eleições

 Serviços essenciais de saúde funcionarão no dia das eleições
No próximo domingo (5), dia das eleições, os serviços essenciais de saúde em todo Estado, a exemplo de hospitais, maternidades, Banco de Leite, Hemocentro e Central de Transplante, funcionarão normalmente, como sempre ocorre nos finais de semana, feriados e datas especiais.


Na Central de Transplante, uma pessoa na informática e outra na secretaria trabalharão no regime de plantão de 24 horas, recebendo, por telefone, as notificações sobre transplante de órgãos feitos por profissionais de saúde, serviços e também pela Central Nacional de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos (CNNCDO). Ao aparecer um possível doador e que não tenha sido possível a doação no Estado de origem, isso é colocado no sistema, que se encarrega de indicar o Estado onde há alguém há mais tempo na fila de espera. Os telefones da Central são: 3225-6409/3244-6192 e 8845-3516.


Além da Central, tem os outros serviços que também funcionarão 24 horas, dentro das instituições, como a Organização de Procura de Órgãos (OPA), que fica dentro do Hospital de Emergência e Trauma, de João Pessoa, telefone 3216-5746; o Núcleo de Captação, no Hospital de Trauma de Campina Grande, telefone 3339-8578; e nos Hospitais Regionais de Patos e Guarabira, cujos contatos são: 3421-2235 ramal – 247 e 9180-8088, de Patos e 3271-4933/9625-4323, de Guarabira.


O Hemocentro funciona em regime de plantão 24 horas somente a equipe que trabalha com a liberação dasbolsas de sangue para as unidades que solicitarem. Quanto ao atendimento ao público para a doação, o serviço Funciona de segunda a sábado, em horários diferentes, fechando no domingo. Nas segundas, terças, quintas e sextas-feiras, o atendimento é feito das 7h às 18 h; nas quartas-feiras, das 7h às 21h, e aos sábados, das 7h às 17h. Mais informações pelo telefone 3218-7698.


O Banco de Leite Humano Anita Cabral, anexo à Maternidade Frei Damião, em Cruz das Armas, na capital, funciona de 2ª a 6ª. E por isso mesmo os hospitais e maternidades já pegam na sexta-feira a demanda necessária para o final de semana. Já nos postos de coleta que funcionam dentro dos hospitais e maternidades, por todo Estado, o plantão é de 24 horas, com demanda livre.


Na sede da Secretaria de Estado da Saúde (SES), uma equipe do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) fica de plantão 24 horas e pode ser contactada pelo número 8828-2522, fazendo as notificações de doenças imediatas (febre chikungunya; sarampo; casos graves e óbitos de dengue, etc).


Em caso de notificações, é acionada a área técnica da SES responsável pela investigação dos casos. Uma equipe do Laboratório Central de Saúde Pública do Estado (Lacen) fica de sobreaviso e, caso haja necessidade, é acionada para realizar os exames solicitados e ainda tem o Serviço de Verificação de Óbito (SVO), que funciona 24 horas.


“A partir da comunicação das doenças de notificação obrigatória imediatas, decide-se o planejamento das ações para execução e avaliação das medidas de controle”, explicou a gerente executiva de Vigilância em Saúde, da SES, Renata Nóbrega.





PBAgora com Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário