sábado, 4 de outubro de 2014

I Pesquisa Ipespe: Cássio lidera com 50%; Ricardo tem 45%


Tucano lidera a corrida para o Governo da Paraíba. Vital tem 4% e Major Fábio, 1%. Radical e Tárcio não pontuaram. Margem de erro é de 2,6 pontos percentuais.

EXPEDITO MADRUGA

Arquivo

O candidato Cássio Cunha Lima (PSDB) lidera a corrida para o Governo do Estado com 50% dos votos válidos, de acordo com pesquisa do Ipespe, divulgada na tarde deste sábado. O tucano está tecnicamente empatado com Ricardo Coutinho (PSB), que tem 45% dos votos válidos, já que a margem de erro é de 2,6 pontos percentuais para mais ou para menos.

Vital do Rêgo Filho (PMBD) tem 4%, enquanto Major Fábio (PROS) aparece com 1%. De acordo com a pesquisa do Ipespe, os candidatos Antonio Radical (PSTU) e Tárcio Teixeira (PSOL) não pontuaram.

Para calcular os votos válidos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição. Para vencer no primeiro turno, um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um voto.

Se forem incluídos na pesquisa os votos brancos e nulos, além dos eleitores que se declararam indecisos, Cássio teria 43% dos votos, contra 39% de Ricardo. Na sequência, apareceriam Vital (3%) e Major Fábio (1%). Antonio Radical e Tárcio Teixeira não pontuaram. Brancos e nulos somariam 7%. Os indecisos também somariam 7%.

No levantamento anterior, divulgado no dia 27 de setembro, Cássio aparecia com 43% dos votos totais e Ricardo, com 36%

A pesquisa foi encomendada pelo Jornal da Paraíba. O Ipespe fez a pesquisa entre os dias 2 e 3 de outubro. O instituto ouviu 1.500 eleitores. A margem de erro é de 2,6 pontos, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95,45%. O que quer dizer que, se levarmos em conta a margem de erro de 2,6 pontos para mais ou para menos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95,45%.

A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral com o número RS-00038/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo BR-01029/2014.

JORNAL DA PARAIBA

Nenhum comentário:

Postar um comentário