sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Cão ajuda na recuperação de paciente

Oswaldo foi internado com uma grave insuficiência pulmonar e arritmia.
Ele teve três paradas cardíacas e ficou em coma.


A recuperação de um paciente internado em um hospital de Niterói surpreendeu os médicos. Ele melhorou muito depois que recebeu uma visita especial: Conan, o cachorro dele. Eles ficaram três meses afastados.

Oswaldo foi internado às pressas com uma grave insuficiência pulmonar e arritmia no coração. Teve três paradas cardíacas e ficou em coma, no CTI. Como precisava de um respirador artificial foi entubado. O procedimento danificou as cordas vocais e ele ficou sem voz.

A recuperação foi em um hospital particular que permite visita de animais de estimação. O reencontro com Conan aconteceu primeiro pelo celular, por uma chamada de vídeo. Entretanto, como os cães identificam as pessoas principalmente pelo olfato e pela voz, a imagem de Oswaldo no telefone não fez muita diferença.

Ele precisava ouvir a voz do dono para reconhecê-lo. A saudade era tanta que Oswaldo se esforçou, falou mais alto e a reação de Conan não poderia ser melhor. “De repente saiu o som e eu falei com ele. Ele abanou o rabo, colocou o focinho na tela, tava todo feliz”, conta Oswaldo.

    No dia seguinte, de surpresa, Conan apareceu. “Eu ganhei um ânimo porque não é fácil ficar tanto tempo em um hospital”, completa Oswaldo.

            “A presença do animal desperta uma série de sentimentos muito positivos para o paciente”, explica o médico. Conan também deu uma forcinha para o coração de Oswaldo. Através dele, o dono conheceu a veterinária Monique. “Quando eu sai do coma, eu pedi ela em casamento. A gente quer que ele leve as alianças”.


G-1

Nenhum comentário:

Postar um comentário